domingo, 8 de abril de 2012

O Escândalo da Cruz


O ESCÂNDALO DA CRUZ
" Logo, está desfeito o escândalo da cruz." Gl 5:11
O escândalo da cruz nunca cessou e jamais poderá cessar. Paulo está declarando aqui que seria loucura supor tal idéia. A mensagem de nosso Senhor Jesus Cristo é cheia de Graça, Amor e Misericórdia. Entretanto, temos visto no decorrer da história que ela tem sido rejeitada, atacada e diminuída por aqueles que a Bíblia intitula como "os inimigos da cruz de Cristo". O apóstolo Paulo fala a respeito deles e do seu fim no livro de Fl. 3:18-19: "Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as cousas terrenas."
A mensagem da cruz ofende a mente não regenerada. Ela é uma violenta agressão para os orgulhosos e aqueles que são cheios de sua própria justiça. Ela é implacável para com o pecador. Continuam vivas as palavras de A.W. Tozer quando tratou a respeito da mensagem da "velha cruz" Ele diz: "A velha cruz é um símbolo de morte. Ela representa o fim repentino e violento de um ser humano. O homem, na época romana, que tomou a sua cruz e seguiu pela estrada já se despedira de seus amigos. Ele não mais voltaria. Estava indo para o seu fim. A cruz não fazia acordos, não modificava nem poupava nada; ela acabava completamente com o homem, de uma vez por todas. Não tentava manter bons termos com a sua vítima. Golpeava-a cruelmente e duramente e quando terminava seu trabalho o homem já não existia." O valor e a exigência da cruz continuam os mesmos. Seríamos traidores desta mensagem se diminuíssemos o escândalo que ela provoca. A cruz não é um remédio que traz exaltação ao homem, mas humilhação. Não é um remédio que traz auto-afirmação, mas ruína. A cruz destrói toda a possibilidade do homem querer salvar-se a si próprio.
Deus reservou um único caminho para que o homem pudesse ser salvo. Em I Co 1:18 está escrito: "Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus." A mensagem da cruz é confrontadora, e põe abaixo toda a altivez e sabedoria humanas. A mensagem da cruz é a única que pode verdadeiramente livrar o homem da escravidão do seu pecado. Charles Spurgeon disse: "A moralidade pode manter o homem afastado da cadeia, mas somente a "cruz" e o precioso sangue de Cristo pode livrá-lo do inferno

Somente a mensagem da cruz pode gerar esperança no coração do perdido. Só ela pode trazer alegria às almas que vivem na escuridão. A cruz, por ser uma mensagem simples, escandaliza a orgulhosa sabedoria humana.
Esta verdade não pode ser vista apenas como o centro da teologia cristã , mas sim como a única mensagem que o mundo precisa ouvir. Alexander Mac Laren disse com muita propriedade: "A cruz é o centro da história do mundo; a encarnação de Cristo e crucificação do nosso Senhor constituem o fulcro em torno do qual giram os eventos dos séculos." A cruz não pode ser vista apenas como "uma" mensagem, mas sim como "a" mensagem que a humanidade precisa ouvir. Paulo sabia deste fato e escreveu em I Co 2:2: "Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado."
Porém, para muitos, esta mensagem da cruz tornou-se antiquada e antipática. Ela tem afastado muitos por causa de sua rudeza e inflexibilidade. Há daqueles que preferem uma cruz mais "soft". Uma mensagem que não interfira em suas vidas particulares. Uma cruz que não toque em suas paixões lascivas, em seus negócios escusos e nos seus pecados secretos. Infelizmente há este tipo de mensagem. Ela vem diretamente do profundo abismo, e tem como avalisador o próprio diabo. A nova cruz não se opõe à raça humana; pelo contrário, é sua amiga íntima e, se compreendemos bem, consideramos uma fonte de divertimento e gozo inocente. Ela deixa Adão viver sem qualquer interferência. Sua motivação na vida não se modifica; ela continua vivendo para seu próprio prazer. .... Não exige renúncia da velha vida antes que a nova possa ser recebida. ..... A nova cruz não faz exigências desagradáveis. A nova cruz não mata o pecador, mas dá-lhe nova direção. ..... A mensagem de Cristo é manipulada na direção da moda corrente a fim de torná-la aceitável ao público. Infelizmente, este tipo de pregação também é uma realidade em nossos dias, e uma grande multidão de incautos vive de mãos dadas com este "sopro" vindo do inferno.
A "velha cruz" é ofensiva porque ela exige a morte do pecador. Não há possibilidade de haver qualquer tipo de negociação. O homem que deseja ser salvo deve se render ao golpe da cruz. Ele precisa abrir mão de sua própria vida antes de obter a nova.
E a grande revelação desta mensagem está no fato de que Jesus Cristo não morreu isoladamente naquela cruz. O seu objetivo era o de atrair para Si toda a humanidade. Jo 12:32 fala desta verdade: "E Eu, quando for levantado da terra, atrairei todos a mim mesmo." O verso seguinte mostra com clareza o momento em que se deu esta atração: "Isto dizia, significando de que gênero de morte estava para morrer."(vs.33). Fomos atraídos para morrermos em Cristo. Paulo fala a respeito da fidelidade desta verdade quando escreve em II Tm 2:11: "Fiel é esta palavra: se já morremos com Ele, também viveremos com Ele."
Quando o homem se assentar e calcular o custo de sua salvação irá verificar que a Bíblia exige apenas uma coisa: morte ao pecador. E a Boa Nova é que Deus já providenciou esta morte para o homem através do sacrifício de Cristo. Cabe a ele crer e se render a esta verdade. Quando o homem crê neste fato, isto significa que ele pode dizer com toda a segurança: ".... Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim..... ."Gl 2:19-20. O velho homem já foi crucificado com Cristo e agora podemos gozar de uma nova vida juntamente com Ele, conforme está escrito em Ef 2:6: "E, juntamente com Ele, nos ressuscitou.... . "
A mensagem da cruz é a expressão do poder e a sabedoria de Deus. J.C. Ryle disse: "Esta é a única alavanca que até aqui tem revirado o mundo de cabeça para baixo, e tem feito os homens abandonarem os seus pecados. E, se isto não o fizer, nada o fará." O escândalo da cruz nunca cessou e jamais cessará. Com Amor em Cristo, Marcello Luiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário